Talharim com legumes e camarões grelhados

Almoço servido!

Essa receita foi feita para o almoço do domingão e foi aprovadíssima pelo pessoal aqui.

Mas vamos então à receita, não é verdade?

Então, vamos precisar do seguinte:

500g de talharim
1,5kg camarão fresco
1 e 1/2 cenoura
1 abobrinha
azeite a gosto
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
alho a gosto

Ingredientes super simples e modo de fazer também!

Como fazer:

1. Vamos começar cortando a abobrinha e a cenoura. Vamos cortá-los em tirinhas, o mais fininho que conseguirmos. A ideia é eles meio que se misturarem ao macarrão, então quanto mais fininhos melhor.

IMG_20140803_134309[1]  IMG_20140803_131547[1]

2. Depois, vamos temperar o camarão. Vamos colocar azeite, pimenta do reino e sal a gosto. Depois a gente mistura com a mão mesmo e coloca na geladeira para ir dando aquela apurada enquanto a gente segue com o restante.

IMG_20140803_134501[1] IMG_20140803_134635[1]

3. Vamos colocar o macarrão para cozinhar. Vale ferver um pouco a água antes para ela já estar bem quente na hora de colocar o macarrão na panela. Isso acelera o processo de cozimento.

IMG_20140803_135424[1]

4. Agora é hora de grelhar os legumes no azeite. Tente usar uma frigideira grande e bem aquecida, para que os legumes fiquem grelhados sem murchar. Outra dica é colocar a cenoura antes da abobrinha. Ela demora um pouco mais para cozinhar, então é válido colocá-la antes. Mas já adianto que não fiz isso e também deu certo… mas acho que vale seguir a dica num estilo “faça o que eu digo e não faça o que eu faço”.

IMG_20140803_141207[1] IMG_20140803_141445[1]

5. Camarões!!! Mas primeiro vamos fritar um alho picado, né? Coloque a quantidade que você achar suficiente, doure um pouquinho e depois coloque os camarões. Dica!!! Não coloque todos os camarões de uma vez! Quando você coloca muita coisa de uma vez só na frigideira, acaba que a frigideira esfria e o alimento acaba cozinhando em vez de fritar. Mas, se acontecer de você colocar muita coisa e gerar muito caldo, joga o caldo nos legumes que foram grelhados e continua o processo de fritar os camarões. Esse caldo vai ajudar no sabor final! =)

Alho dourando Camarões começando a grelhar

6. Agora é só misturar todos os alimentos! Como acabamos esquecendo do macarrão da panela (ops!), tivemos que escorre-lo e jogar água fria para parar o cozimento. Isso esfria o macarrão e torna necessário aquece-lo novamente. Por isso, misturamos os alimentos na panela, para aquecer tudo novamente. Mas cuidado! Se o macarrão já estiver muito cozido, ele pode acabar se destruindo… então cuidado ao fazer essa mistura para não despedaçar o macarrão.

Misturando o macarrão com os legumes

7. Tchran! Está pronto o almoço de domingo! Se quiser, sirva com espumante para dar aquele toque especial! Foi o que fizemos, afinal ninguém é de ferro, né?

Fica super gostoso e é super fácil de fazer! Essa receita serviu 4 pessoas muito bem e ainda sobrou. Para aqueles que estão de dieta, os camarões podem ser um pouco calóricos e a gente deve dar uma segurada no azeite, mas contando que é domingo, pode né?

Deixe uma resposta