Risoto de Linguiça Mineira com Alho Poró

risoto de linguica mineiraHora de voltar à ativa com mais um post para aguçar nossos dotes culinários. O quitute de hoje é um risoto de linguiça mineira com alho poró. Vou falar que ficamos bastante animados quando pensamos em fazer esse prato e a animação valeu a pena! Ficou bem gostoso e, como todo risoto, é bem rápido e simples de fazer. Então, já fica aqui a dica para o próximo fim de semana.

Então, vamos precisar do seguinte:

1/2 cebola
250gr de linguiça mineira
1 alho poró
2 xícaras de arroz arbóreo
2 colheres de sopa de azeite
375ml de vinho branco seco
2 litros de caldo de legumes caseiro
salsinha e cebolinha a gosto
sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Como fazer:

Gosto sempre de começar separando todos os ingredientes e já deixar tudo cortadinho. Mas antes de começarmos a preparar os ingredientes do risoto em si, vale fazer o Caldo de Legumes Caseiro e já deixar ele na panela cozinhando.
Feito isso, vamos cortar a cebola bem pequenininha. Depois cortamos também a linguiça e o alho poró em rodelinhas e picamos a salsinha e a cebolinha. Tendo tudo isso cortadinho e separado partimos para o fogão!

ingredientes

Uma dica legal é usar uma panela do tipo wok ou uma frigideira que seja mais larga e funda. Você vai precisar ficar mexendo o arroz durante todo o cozimento e ele precisa ter uma boa superfície de contato para que o caldo vá secando. Então panelas que costumamos fazer arroz branco não funcionam muito bem, o ideal é usar uma nesse estilo que falei.

Vamos começar refogando a cebola, a linguiça e o alho poró no azeite, nessa ordem. Aqueça o azeite e coloque primeiro a cebola. Quando ela começar a ficar amarelinha, a gente joga a linguiça. Quando a linguiça começar a ficar levemente douradinha, joga o alho poró. Quando o alho poró começar a amolecer, jogamos o arroz para refogar um pouquinho também.

Vale ressaltar que como estamos usando arroz arbóreo, não é necessário lavar o arroz antes de jogar na panela. Ele sai direto da embalagem para lá.

O próximo passo é colocar o vinho e mexer até que o líquido comece a secar. A princípio ele vai ficar assim:

cozinhando

Quando o vinho começar a secar, precisamos molhar novamente o arroz, mas agora com o caldo de legumes, que deve permanecer com a panela no fogo para manter a fervura. Não vamos utilizar todo o caldo de uma única vez, costumo colocar 2 conchas de caldo e ir mexendo o arroz para que ele vá secando. Sempre que começar a secar, colocamos mais caldo, até que ele atinja o ponto de cozimento esperado, normalmente após uns 3 ou 4 acréscimos de caldo. Esse arroz é um pouco diferente do nosso arroz de cada dia, então ele fica um pouco mais al dente e demora mais para cozinhar. A ideia é ir colocando caldo e mexendo até que ele fique no ponto que você gosta mais.

Finalizando…

Para fechar, colocamos a salsinha e a cebolinha. Acertamos o sal, colocamos nossos temperinhos e voi lá. Está pronto o risoto para um almoço com cara gourmet.

Viu como é simples? Essa receita serve 4 pessoas.

Tenta fazer e depois conta para gente como foi!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: