Onde comprar vinhos na Itália?

Região da Toscana, na Itália – Fonte: Flickr

Recentemente estive na Itália e, amante de vinhos que sou, não pude deixar de guardar um espacinho na mala para trazer umas garrafas de volta para o Brasil. Acontece que tive um pouco de dificuldade de saber onde comprar vinhos e o objetivo do post de hoje é justamente te ajudar nessa busca, caso você tenha o mesmo problema que eu.

Antes de viajar pesquisei por aí e vi que na Itália os lugares legais para comprar vinhos são as enotecas. A questão é que as enotecas também funcionam como restaurantes e aí surgiu a dúvida que eu não consegui resolver antes de ir: esses locais funcionam como loja de vinhos também ou não?

Como não consegui uma resposta clara para isso, chegando por lá resolvi explorar os mercados na esperança de encontrar um Jumbo versão italiana. O Jumbo é um mercado mara que existe em alguns lugares do mundo e que em Santiago no Chile tem uma seção de vinhos inacreditável. Não deixa a desejar para nenhuma loja especializada. Tem tudo e mais um pouco, acho eu também explicado pela forte conexão do povo chileno com o vinho.

Supermercado Jumbo do Shopping Costanera em Santiago do Chile, onde há uma gôndola para cada tipo de uva.

Mas acontece que essa estratégia não deu certo. A intenção era encontrar alguns vinhos diferentes, que valessem o lugarzinho na mala, mas os mercados que visitamos não tinham tantas opções assim. Para dizer que não tivemos sorte alguma, encontramos um mercado que chama Supermercado Elite e que tinha alguns vinhos bem legais a um preço bacana e acabamos comprando algumas coisas por lá.

Mas o lugar legal mesmo que achamos já no fim da viagem foi de fato uma enoteca. Acabamos descobrindo que esses lugares de fato funcionam como loja e restaurante. Você pode entrar, pedir ao garçom o vinho que quer e ir embora. Para nós, que não estamos acostumados com esse estilo de estabelecimento, fica um pouco confuso. Mas é assim mesmo. Você pode entrar naquele ambiente de mesinhas com pessoas comendo, pegar seu vinho, pagar e ir embora. E uma enoteca que gostamos muito foi a Enoteca Astêmio Wine & Food, em Roma.

Vale a pena tanto para beber e comer por lá quanto apenas para comprar vinhos. Comparando preços de algumas garrafas que vimos também no mercado, concluímos que eram bem similares. A diferença é que a enoteca tem muito mais variedade e alguns vinhos diferenciados, o que acaba refletindo também no valor dos mesmos, é claro. Caso deseje bebericar por lá mesmo, eles têm um esquema de que se a garrafa escolhida for inferior a 20 euros eles te cobram 30% a mais do valor da garrafa. Isso acaba provocando que você compre um vinho mais sofisticado porque acaba não valendo a pena pagar por um mais barato + 30%, mas o objetivo da casa é realmente esse. Segundo eles, a intenção é que os clientes enquanto estejam lá degustem e tenham experiências diferenciadas e de fato vale a pena. Para os vinhos que são acima de 20 euros, seja para beber lá ou para levar para casa, o valor da garrafa é o mesmo.

Enoteca Astêmio Wine & Food – Fonte: Agrodolce

A Enoteca Astêmio Wine & Food fica na Via di Santa Maria Maggiore esquina com Via Cavour, 122 em Roma. Para quem estiver por lá e quiser conhecer, vale a pena.

E quem estiver afim de provar vinhos italianos por aqui mesmo, segue a dica de um site que conheci recentemente chamado Dicas do Sommelier que permite pesquisar preços de vinhos em várias lojas online. Vale dar uma garimpada por lá também.

Deixe uma resposta