Negócio da China: Moedor de Pimenta do Reino

Caixa do moedor de pimentaNessa série de artigos “Negócio da China” analisaremos diversos produtos comprados diretamente da China através de sites como AliExpress, ebay, DealeXtreme etc. Produtos comprados nesses sites normalmente são genéricos (sem marca) e/ou cópias de marcas famosas, demoram bastante a serem entregues (às vezes 2 ou 3 meses) e correm risco de serem taxados na entrada ao Brasil, mas são muito baratos (incluindo o frete)!

Nesse primeiro artigo da série, analisaremos um moedor de pimenta do reino, objeto que considero estar na moda. O modelo analisado custa menos de 8 dólares (aproximadamente 20 reais) no site AliExpress: http://www.aliexpress.com/item/Hot-selling-Portable-Stainless-Steel-Thumb-Push-Salt-Pepper-Grinder-Spice-Sauce-Mill-Grind-Stick-Kitchen/876128404.html

Moedor de metal com estilo moderno comprado da chinaAo abrir a embalagem do moedor, fiquei surpreso com o material utilizado, o metal parece de boa qualidade, pesado, e muito bonito. O moedor é compacto e possui um estilo bem “moderno”, como pode ser visto na foto ao lado. O ponto negativo da construção é a janela transparente feita para exibir os grãos de pimenta que é feita de plástico e facilmente ficou arranhado (“turvo”) ao ser lavado com uma esponja de cozinha (o que é necessário, pois havia limalha de metal no interior dele).

Quando comparado ao moedor de pimenta mais visto no Brasil, eles são bem diferentes. O nacional é feito de madeira e possui um mecanismo moedor giratório, enquanto o comprado da China é feito de metal polido e o mecanismo moedor é uma haste áspera que se move linearmente entre os grãos de pimenta e os ralam por atrito. Para acionar o modelo nacional é necessário girar a parte traseira dele, enquanto no modelo importado isso é feito apertando um botão. Ambos os modelos podem ser vistos nas fotos abaixo.

Moedor de madeira normalmente encontrado no Brasil Moedor de metal comprado da china

Enquanto, na minha opinião, em termos estéticos o modelo de metal polido se sai muito melhor que o moedor de madeira, em termos funcionais essa situação não se repete. O moedor giratório nacional produz pimenta moída com uma granularidade menor (mais fina) e mais homogênea do que o mecanismo “ralador” do modelo chinês, que produz pimenta moída mais grossa e com granularidades diversas. Essa diferença pode ser observada na foto abaixo, a pimenta da esquerda foi moída no moedor nacional e a da direita no moedor chinês.

Comparação entre a pimenta moída resultante dos moedores nacional e importado

Conclusão: se você não pagaria uns 70 reais pelo moedor nacional, tem dúvidas se um moedor de pimenta do reino será realmente útil ou não faz questão de pimenta moída com perfeição, esse moedor chinês é uma ótima compra! A granularidade um pouco mais grossa da pimenta moída por ele não é um empecilho ao seu uso e, além disso, ele é bonito, compacto e barato.

DSC_0646-2

2 Resultados

  1. Andressa Alves Martins disse:

    Qual o modelo nacional?

    • Paula disse:

      Oi Andressa, tudo bom?

      Tentei buscar o nome da marca e modelo do moedor, mas não tenho mais a caixa e não tem nada escrito no moedor que indique essas informações. Busquei na internet e também nada.

      Eu comprei na Amoedo. De repente você consegue encontrar em alguma loja próxima de onde você mora. Na daqui só tinha esse modelo. É uma caixa em cor de papel reciclado. Se eu passar por lá esses dias tento pegar a marca para colocar aqui.

      Beijocas!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: