Cervejas: como são produzidas

CevadaTodos nós estamos cansados de saber o que é uma cerveja, ela está presente em praticamente qualquer ocasião festiva, recreativa ou dia de folga dos brasileiros. Entretanto, a maioria que a bebe não sabe como ela é produzida e o que dá origem aos diferentes tipos de cerveja.

Atribui-se a popularidade da cerveja em todo o mundo à durabilidade e resistência de seu principal ingrediente, a cevada (ou outro grão), o que permite que a bebida seja produzida em praticamente qualquer lugar da terra. O mesmo não ocorre com os vinhos, devido à fragilidade das uvas, fazendo sua produção ficar muito restrita às proximidades das regiões produtoras da fruta.

Mas não só de cevada é feita a cerveja, vamos à lista de ingredientes básicos para que uma cerveja seja produzida:

  • Cereal (normalmente cevada, mas pode ser outro, como trigo, aveia ou até milho);
  • Lúpulo
  • Levedura

Uma visão resumida do processo de fabricação da cerveja é o seguinte: fazer um “suco” dos cereais, adicionar os lúpulos para dar sabor (amargo.. rs) e aroma, depois acrescentar as leveduras para que o líquido passe pelo processo de fermentação e pronto! Mas vamos detalhar melhor essa história abaixo.

Cores de MalteOs grãos dos cereais in natura são muito “duros” para que seus açúcares sejam extraídos para fazer um “suco”, sendo necessário transforma-los através do processo de maltagem. Nesse processo os grãos são parcialmente germinados e posteriormente secos e torrados, originando o malte. Esse processo é que determina a cor da cerveja, o que é erroneamente relacionada com o grau alcoólico da cerveja. Ou seja, uma cerveja ser escura não quer dizer que seja também forte. Na verdade, quanto mais intenso tiver sido a torragem dos grãos, mais escura será a cor da cerveja produzida.

Após a maltagem, os grãos, agora chamados de malte, são moídos e colocados de molho em água quente para a conversão dos seus amidos e liberação de açúcares, resultando no que é chamado de mosto (o tal “suco”, algo parecido com um mingau).

 Foto por fturmog (https://www.flickr.com/photos/fturmog/1438235253/)Em seguida o mosto é filtrado para a remoção dos resíduos de cereais e fervido, quando então os lúpulos são acrescentados. Os lúpulos dão aroma e sabor à cerveja, além de ajudar a clarear o mosto.

A partir daí o mosto é resfriado e são acrescentadas as leveduras. As leveduras são o fermento para que os açucares se transformem em gás e álcool através da fermentação. O processo de fermentação pode durar de poucos dias até várias semanas, dependendo do tipo de cerveja que está sendo feita. Depois disso basta decantar os resíduos de levedura, filtrar e engarrafar.

E esse é o processo de criação da cerveja. Agora você já sabe exatamente como é feita essa bebida que está tão presente no dia a dia do brasileiro. Alguém se arrisca a produzir a sua em casa? É possível e cada vez surgem mais adeptos dessa modalidade.

1 Resultado

  1. 23 de junho de 2014

    […] de aprender como as cervejas são produzidas, nada melhor do que degustá-las. Se tiver como aproveitar uma viagem pela Europa para experimentar […]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: