Cervejas: como são produzidas
Todos nós estamos cansados de saber o que é uma cerveja, ela está presente em praticamente qualquer ocasião festiva, recreativa ou dia de folga dos brasileiros. Entretanto, a maioria que a bebe não sabe como ela é produzida e o que dá origem aos diferentes tipos de cerveja.
Atribui-se a popularidade da cerveja em todo o mundo à durabilidade e resistência de seu principal ingrediente, a cevada (ou outro grão), o que permite que a bebida seja produzida em praticamente qualquer lugar da terra. O mesmo não ocorre com os vinhos, devido à fragilidade das uvas, fazendo sua produção ficar muito restrita às proximidades das regiões produtoras da fruta.
Mas não só de cevada é feita a cerveja, vamos à lista de ingredientes básicos para que uma cerveja seja produzida:
- Cereal (normalmente cevada, mas pode ser outro, como trigo, aveia ou até milho);
- Lúpulo
- Levedura
Uma visão resumida do processo de fabricação da cerveja é o seguinte: fazer um “suco” dos cereais, adicionar os lúpulos para dar sabor (amargo.. rs) e aroma, depois acrescentar as leveduras para que o líquido passe pelo processo de fermentação e pronto! Mas vamos detalhar melhor essa história abaixo.
Os grãos dos cereais in natura são muito “duros” para que seus açúcares sejam extraídos para fazer um “suco”, sendo necessário transforma-los através do processo de maltagem. Nesse processo os grãos são parcialmente germinados e posteriormente secos e torrados, originando o malte. Esse processo é que determina a cor da cerveja, o que é erroneamente relacionada com o grau alcoólico da cerveja. Ou seja, uma cerveja ser escura não quer dizer que seja também forte. Na verdade, quanto mais intenso tiver sido a torragem dos grãos, mais escura será a cor da cerveja produzida.
Após a maltagem, os grãos, agora chamados de malte, são moídos e colocados de molho em água quente para a conversão dos seus amidos e liberação de açúcares, resultando no que é chamado de mosto (o tal “suco”, algo parecido com um mingau).
Em seguida o mosto é filtrado para a remoção dos resíduos de cereais e fervido, quando então os lúpulos são acrescentados. Os lúpulos dão aroma e sabor à cerveja, além de ajudar a clarear o mosto.
A partir daí o mosto é resfriado e são acrescentadas as leveduras. As leveduras são o fermento para que os açucares se transformem em gás e álcool através da fermentação. O processo de fermentação pode durar de poucos dias até várias semanas, dependendo do tipo de cerveja que está sendo feita. Depois disso basta decantar os resíduos de levedura, filtrar e engarrafar.
E esse é o processo de criação da cerveja. Agora você já sabe exatamente como é feita essa bebida que está tão presente no dia a dia do brasileiro. Alguém se arrisca a produzir a sua em casa? É possível e cada vez surgem mais adeptos dessa modalidade.
1 Resultado
[…] de aprender como as cervejas são produzidas, nada melhor do que degustá-las. Se tiver como aproveitar uma viagem pela Europa para experimentar […]