Caldo de Legumes Caseiro

É comum precisarmos utilizar caldo de legumes nas nossas receitas, não é verdade? E geralmente quando esta necessidade aparece, a primeira coisa que pensamos é recorrer aos famosos tabletes de caldo que são vendidos por aí.

Confesso que já utilizei algumas vezes tais tabletes, mas sempre achei meio estranho colocar aquele bloquinho verde na água e achar que quando ele dissolvesse lá estaria um belíssimo caldo de legumes, super saudável, pronto para ser utilizado… é, acho que não.

Sendo assim, fui correr atrás de descobrir como se faz caldo de legumes caseiro e não é que é fácil, fácil de fazer?

A seguir, vou passar os ingredientes que utilizei no último caldo que fiz, que considero ser o basicão, mas sintam-se à vontade para incluir outros vegetais e legumes. Só acho que vale analisar, dependendo do seu objetivo, se vale colocar legumes como batata, inhame etc. Esses legumes desmancham e liberam amido quando cozidos, então o seu caldo vai acabar ficando mais grossinho e é preciso ver se essa característica casará com o prato que você pretende fazer.

Então, vamos precisar do seguinte:

2 cenouras
2 tomates
1 cebola
1 salsão (aipo)
1 alho poró
2 ramos de alecrim
2l de água

Como fazer:

Lave, descasque e corte os legumes em tamanhos grandes.
Lave bem as folhas, junte tudo em uma panela e despeje a água.
Agora é só deixar cozinhar por pelo menos 45 minutos.

Com o tempo você vai começar a sentir o cheirinho dos legumes e vai vendo que o caldo começa a ganhar a coloração das folhas e dos legumes. Para quem quiser, vale também colocar uns temperinhos, como a curinga pimenta do reino, por exemplo. Eu prefiro deixar para adicionar diretamente no prato principal que utilizará o caldo, assim não corro risco de errar a mão.

Pronto, é isso! Viu como é fácil?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: