Bruschettas Gourmet

IMG_20150219_215801502Oi povo! Tudo bem?

Tem tempo que não temos coisas novas por aqui, não é verdade? É que a vida está corrida e tem sido difícil escrever para vocês. Mas podem ficar tranquilos! Estou cheia de coisas legais para contar e, se tudo certo, aos pouquinhos essas coisas vão aparecendo por aqui.

Vamos então àquelas que são o título dessa conversa de hoje: Bruschettas!!!

De uns tempos para cá me apaixonei por elas. Sempre que estamos com aquela fominha e queremos algo gostoso, fácil e rápido de fazer, fazemos bruschettas. Geralmente fazemos de tomate com muçarela, mas um dia fomos em um empório aqui no Rio, mais precisamente em Niterói, que gourmetizou as queridas bruschettas e fez umas combinações muuuuito boas. Dentre elas as que mais curtimos foram carpaccio com grana padano e geléia de cabernet sauvignon com presunto de Parma. Falei que era gourmet…

Como eu sou muito legal, vou compartilhar esses sabores e essas receitas já testadas e aprovadas por nós aqui em casa. Vale ressaltar que não peguei a receita exata do empório, só peguei os ingredientes e fiz da minha maneira. Mas ficou show!

Não vou passar quantidades porque, de verdade, vai muito de olhar e achar que vai ser suficiente para todos ou não e também do gosto de cada um.

Então, vamos precisar do seguinte:

1. Pão italiano ou francês
2. Tomate
3. Muçarela
4. Carpaccio de carne
5. Queijo grana padano
6. Geléria de cabernet sauvignon (só conheço da Casa Madeira)
7. Presunto de Parma
8. Manjericão
9. Alho
10. Azeite
11. Sal e pimenta do reino a gosto

Como fazer:

1. Primeiro vamos misturar, em um recipiente, o alho picado e um pouco de azeite. A ideia é deixar o azeite pegar um pouco do sabor do alho, então é importante essa ser a primeira coisa a fazer. E é bom ser uma quantidade razoável de azeite, pois passaremos um pouco em todos os pães.
2. Cortar o tomate em cubinhos e temperar com bastante azeite e sal e pimenta do reino a gosto. Juntar também as folhinhas de manjericão e reservar.
3. Fatiar o pão e passar um pouco do azeite do passo 1 em cada fatia. Levar ao forno para dar uma leve tostada. Não deixe o pão virar torrada, senão ficará duro para comer depois.

Agora vamos começar a montagem…

4. Tomate com muçarela: só colocar o tomate, que foi cortado e temperado no passo 2, sobre o pão. Já a muçarela, eu gosto de “rasgar em tiras” com a mão mesmo e depois colocar sobre o tomate. Fica mais ou menos assim…

IMG_20150219_215826892

5. Carpaccio com grana padano: só colocar uma fatia de carpaccio e depois colocar o queijo ralado por cima. Mole, mole.

IMG_20150219_215855007

6. Geléia com parma: passe um pouco de geléia no pão e depois coloque a fatia de parma por cima. Não precisa economizar na geléia não, pode colocar uma quantidade boa.

IMG_20150219_215841200

Para finalizar…

7. Agora é só levar as bruschettas no forno até que o queijo derreta e o parma de uma “ressecada”. ATENÇÃO: se você deixar a de carpaccio no forno durante o mesmo tempo das demais, ela virará bruschetta de rosbife com grana padano (que é bem bom também). Então, essa deve ficar só um pouquinho no forno, só para quebrar a temperatura do carpaccio.

E pronto!

Vocês vão ver que as bruschettas vão ficar muito saborosas! Principalmente a de geléia com parma. O presunto fica mais apurado e salgadinho, e combina perfeitamente com a geléia!!! Experimentem só e depois nos contem! ; )

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: